As entidades formadoras privadas (EFP) têm vindo a desempenhar, desde há mais de 30 anos, uma missão relevante no desenvolvimento de competências da população portuguesa e com elevado impacto na qualificação dos jovens e adultos, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).
As EFP contribuem fortemente para o reconhecimento internacional da qualidade e eficácia de alguns importantes instrumentos das políticas de formação, tais como o Programa Qualifica, a metodologia de RVCC, os percursos de Formação Modular, os cursos EFA, o sistema europeu de unidades de crédito (ECTS), o SANQ, entre outros.
É tempo de nos unirmos e agirmos na defesa de um espaço e de um setor que é a base do desenvolvimento do país e com grande impacto na sociedade.
A Associação Portuguesa de Entidades Formadoras (APEFOR), fundada em 2018, tem vindo a afirmar-se como uma plataforma de partilha de conhecimentos entre os seus associados e de articulação entre as EFP e organismos oficiais, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação e Formação Profissional. É, também, uma estrutura setorial essencial para a eficácia e maximização do impacto dos investimentos nacionais enquadrados no novo quadro comunitário – Portugal 2030.